Todas as edições da Jornada Mundial da Juventude se constroem com a colaboração de muitos voluntários que com muito trabalho e doação gratuita do seu tempo, servem os outros e lhes possibilitam participar numa experiência única.
Como sabes, na semana anterior à JMJ Lisboa, de 26 a 31 de Julho de 2023, terão lugar os Dias na Diocese (DND), que, na nossa diocese, se realizarão em cada arciprestado, e acolherão jovens provenientes de muitos lugares: Lituânia, França, Polónia, Países Baixos, Brasil, México, Colômbia, Estados Unidos da América e Moçambique.
Para acolher bem estes jovens, é necessária a oferta livre e generosa de voluntários que viverão na primeira pessoa o tema desta Jornada: ‘Maria Levantou-se e partiu apressadamente’. Ou seja, os voluntários terão um papel fundamental no acolhimento e dinamização destes jovens que chegarão à nossa diocese para conhecerem melhor a região, cultura, igreja local e as suas especificidades.
Num evento desta dimensão existem vários tipos de voluntários. Alguns terão uma missão muito visível e em locais de maior destaque, e outros um papel mais discreto, mas todos serão imprescindíveis para que os DND aconteçam. Como nos diz o Papa Francisco, “no voluntariado cada serviço é importante, mesmo o mais simples” (Encontro com Voluntários em Cracóvia).
Como é feita a inscrição dos Voluntários?
Os voluntários devem inscrever-se por Arciprestados, através das fichas de inscrição dos COAs (Comités Oranizadores Arciprestais) e COPs (Comité Organizadores Paroquiais) respetivos. A principal missão dos voluntários será para com os COAs e COPs, auxiliando na execução das atividades que cada um está a organizar no seu respetivo Arciprestado, para os jovens que vão receber. Em segundo lugar, os voluntários terão um papel importante nas atividades centrais (diocesanas) dos DND, atividades estas que vão reunir todos os jovens que vamos acolher na nossa diocese: a festa de acolhimento na cidade da Guarda e a FÉsta das Nações, festa de despedida, a realizar na Serra da Estrela.
O que é necessário para ser Voluntário nos DND?
- Idade mínima de 16 anos;
- Disponibilidade (de preferência total) na semana dos DND;
- Saber trabalhar em equipa;
- Boa capacidade de comunicação;
- Se possível, ter conhecimento de mais do que um dos idiomas oficiais da JMJ: espanhol, inglês, português, francês, italiano, alemão e polaco;
- Ser alegre, comprometido e pontual;
- Ter espírito de serviço à Igreja e às pessoas.
Como se processa a gestão dos Voluntários?
A partir do momento em que te inscrevas como voluntário, o COA ou COP através do qual efetuaste a tua inscrição fica com os teus dados e irá entrar em contacto contigo fornecendo-te mais informações sobre o tipo de atividades de voluntariado que és chamado a desempenhar, consoante o programa desenvolvido no teu arciprestado.